A questao dos moradores em situacao de rua no Brasil

A questão dos moradores em situação de rua no Brasil

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “A questão dos moradores em situação de rua no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

De acordo com uma nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de pessoas em situação de rua no Brasil cresceu 140% entre 2012 e março de 2020, chegando a quase 222 mil pessoas. Em sua maioria, as pessoas em situação de rua encontram-se desempregadas ou em trabalhos informais, atuando como guardadores de carros e vendedores ambulantes, por exemplo. […] No total, 81,5% da população em situação de rua está em municípios com mais de 100 mil habitantes, principalmente das regiões Sudeste (56,2%), Nordeste (17,2%) e Sul (15,1%).

Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/noticias/no-brasil-mais-de-220-mil-pessoas-estao-em-situacao-de-rua/. Acesso em: 15/12/2021.

TEXTO II – Projeto leva calor humano a moradores de rua e muda a vida de voluntários em SP

A cidade de São Paulo tem 15.905 moradores em situação de rua segundo último censo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), divulgado em 2015 pela prefeitura. Invisíveis à sociedade, as pessoas que vivem nas ruas costumam ser lembradas apenas no inverno, quando ganham as capas de jornais com casos de mortes por hipotermia e doenças causadas pelo frio, motivando campanhas de arrecadação de agasalhos e cobertores. […] Na contramão dessa tendência de assistência momentânea, o projeto Entrega por SP leva, além de itens de necessidade básica, sorrisos, carinho e calor humano para cada um dos moradores que cruzam o caminho dos voluntários, durante o ano todo. […] centenas de pessoas que nunca se viram na vida trocam experiências, solidariedade e colocam a mão na massa para separar doações e kits (com um sanduíche, um pacote de bolacha, água, preservativos, sabonete, meia, pasta e escova de dentes). […]

Disponível em: https://www.portaldazonanorte.com.br/noticia/id/529/projeto-leva-calor-humano-a-moradores-de-rua-e-muda-a-vida-de-voluntarios-em-sp. Acesso em: 15/12/2021.

TEXTO III

TEXTO IV – Pandemia causa aumento na população de rua no Rio de Janeiro

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) aponta que a pandemia do novo coronavírus gerou um aumento no número de moradores em situação de rua na cidade do Rio de Janeiro. […]. A Prefeitura do Rio registrou neste ano (2021), frente a 2020, um aumento de 11% no número de adultos acolhidos em abrigos administrados pela SMAS. A situação dos idosos é ainda pior: alta de 34% quando comparado com o início da pandemia de Covid-19. O momento pandêmico também fez com que o número de atendimentos à população vulnerável da Secretaria Municipal de Assistência Social batesse recorde. Nos primeiros cinco meses deste ano, a prefeitura do Rio registrou 444.849 solicitações de auxílio à moradia, 22% a mais do que o visto em 2020.

Perfil da população de rua

De acordo com a pesquisa, o perfil predominante é de homens, negros, com idade entre 18 e 49 anos. O levantamento mostra ainda que 40% dos moradores de rua não nasceram no município do Rio de Janeiro.

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pandemia-causa-aumento-na-populacao-de-rua-no-rio-de-janeiro-aponta-prefeitura/. Acesso em: 15/12/2021.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse pelo whatsapp